ABRIL 2012

 

Não precisamos ser videntes para prevermos as atuais tendências do mundo. Basta dar uma olhada nas principais influências em nossas vidas e seremos capazes de calcular os efeitos nos demais aspectos da sociedade. A seguir descrevo o que pude ver em minha “bola de cristal”, a partir de agora até 2020, com base em dois dos principais fatores que moldam nossas vidas:

Fator 1: Energia
O mundo está ficando sem petróleo e seus derivados, especialmente as economias emergentes como China, Índia, Brasil e Rússia, que devoram bilhões de barris do “sangue da terra”, de modo a poderem bancar seus novos estilos de vida. Os preços subirão, estranhas alianças políticas se formarão e a falta de espaço se tornarão um novo modo de vida.

Fator 2: A Internet
A Internet pública tem menos de 20 anos de idade, mas já transformou em dinossauros os Correios, as lojas de discos e a Enciclopédia Britânica. O uso da Internet continuará dobrando de poucos em poucos anos, à medida que a tecnologia se tornar mais rápida e barata e o petróleo ficar mais caro que a Vodka Grey Goose...

Aplicando estes duas influências predominantes ao cenário da vida humana, compus uma lista dos movimentos e das tendências mais representativos:

1. Uma Sociedade sem Dinheiro: Cédulas e moedas se tornarão coisa do passado, pois o custo de produção das moedas já é o dobro de seu valor (uma moeda de 5 centavos custa 10 centavos para ser fabricada), acrescido do enorme trabalho de contar o troco na caixa registradora. Dentro de alguns anos, você vai entregar um dólar ou euro a um caixa, o qual lhe dirá: “Nós não aceitamos mais dinheiro em espécie.” Assim, seremos todos forçados a usar os aplicativos de telefones celulares para pagarmos nossas compras.

Conseqüência: Sem saberem o que fazer com suas moedas, as pessoas sobrecarregarão as fontes, os “poços dos desejos” e os cestos de coleta das igrejas com seu troco. E ocorrerá uma avalanche de milagres como resultado de orações e desejos...

2. Escritórios domésticos: Está cada vez mais caro ir de carro para o trabalho todos os dias. Como a maioria das reuniões e transações pode ser feita pela Internet, as empresas forçarão seus funcionários a trabalharem em casa. O Escritório Corporativo se tornará coisa do passado.

Conseqüência: Os patrões exigirão que os funcionários fiquem com o Skype ligado na função vídeo durante todo o expediente, a fim de monitorarem suas atividades. Os processos trabalhistas abundarão e os manequins-sósias se tornarão uma febre de vendas, assim como de spray de cabelo, que os empregados usarão para embaçar a lente da webcam e desfocar a imagem. (A Linda coloca fita isolante sobre a webcam dela.)

3. Lares de idosos: Não há dúvida de que a população está envelhecendo e estamos ficando sem espaço para abrigar a terceira idade. Como os escritórios das empresas serão abandonados (vide item 2), os empreendedores inteligentes converterão os prédios vazios em lares de idosos. Tal clientela, tendo passado boa parte da vida em escritórios e cubículos, vai se sentir em casa com a iluminação fluorescente, as salas de descanso e o velho hábito de colocar a cabeça sobre as divisórias para falarem com os outros.

Conseqüência: Novas casas funerárias serão abertas nos espaços vazios dos escritórios, adjacentes aos lares de idosos.

4. Planos de Saúde: Novos programas de computador diagnosticarão com precisão cada parte de nossa biologia através de uma câmera embutida. Nada de ir ao consultório médico (pois poupa combustível) ou de esperar incontáveis ​​horas para ser recebido pelo doutor. Uma enfermeira computadorizada lhe passará os resultados e enviará sua receita para a farmácia online.

Conseqüência: As vendas de papel-toalha aumentarão, pois as pessoas precisarão limpar o spray de cabelo das lentes da webcam antes de se submeterem aos testes médicos. Mas os patrões arregalarão os olhos quando os empregados se despirem para o diagnóstico médico online...


5. Bares de sucos:
A combinação de uma maior consciência da saúde com um estilo de vida agitado causará uma demanda pelos bares de sucos. Ao invés das lanchonetes de hambúrgueres, as pessoas darão preferência a suco de carne, batatas e legumes após receberem os resultados de sua avaliação de saúde online (vide item 4). O café da manhã e o almoço serão servidos em copos para levar.

Conseqüência: Isto já está acontecendo. A Starbucks está lançando as lojas “Juice Evolution” no mês que vem, incluindo “drive-thru” e entrega em casa. Dentro dos próximos 8 anos, haverá uma Juice Evolution a uma curta distância de seu Home Office [Escritório Doméstico]. Contudo, não será realmente suco fresco como gostaríamos... Eles usam xaropes feitos a partir de produtos horti-fruti, mas a mistura será feita no local por um ex-barista. Mas não peça um “Soylent Green” achando que é feito de tofu.

6. Restaurantes de bairro: As pessoas, presas em seus escritórios domésticos o dia inteiro e cansadas de sucos saudáveis, irão à noite aos restaurantes de bairro de bicicleta.

Conseqüência: O consumo de álcool aumentará, pois as pessoas não mais se preocuparão com dirigirem embriagadas. As lojas de conserto de bicicletas irão prosperar por causa das quedas com bicicletas, relacionadas ao consumo de álcool...

7. Livros:
Os livros seguirão o caminho dos discos de vinil. É preciso muita energia para fabricar um livro, comparativamente ao download de um e-book. Gerações inteiras se esquecerão, na prática, de como lerem de fato um parágrafo.

Conseqüência: A Editora Gideons International vai começar a colocar bíblias em pendrives nas gavetas dos quartos dos hotéis.

8. Escritores: A escrita se tornará uma arte perdida à medida que as pessoas migrarem para as redações em formato de mensagens de texto. As poucas pessoas que ainda sabem escrever um parágrafo completo encontrarão empregos remunerados como redatores de Contrato de Licença de Software (aqueles Contratos que aceitamos - mas nunca realmente lemos - durante a instalação de atualizações de software).

9. Casamento: As pessoas vão parar de se casar, mas isto nada tem a ver com os preços do combustível ou da Internet. Nos EUA, 50% por cento dos primeiros casamentos, 67% dos segundos e 74% dos terceiros terminam em divórcio. Pois é... Os jovens perceberão que não precisam casar-se para terem os benefícios de um relacionamento.

Conseqüência: A Ordem dos Advogados dos EUA tentará aprovar uma lei exigindo que as pessoas vivam juntas mais de três meses, para então poderem se casar.
 

Esta lista poderia continuar, mas agora vou tomar meu suco da tarde aqui no meu escritório doméstico, antes de encomendar online um novo livro com meu cartão de crédito. Se vocês tiverem alguma outra previsão de tendência para 2020, poste-a por favor na área de baixo de meu blog de artigos em http://blog.crimsoncircle.com

 

 Tradução : Estevão Veríssimo    evddss@gmail.com

 

 http://www.novasenergias.net/circulocarmesim/shaunews.htm

 
 http://www.novasenergias.net/circulocarmesim

 Voltar para o Shaumbra News