O TEMPO PARA A

                       CONSCIÊNCIA

 

Consciência:  Algo que todas as pessoas têm, mas a maioria não sabe que a tem, e a maioria não consegue expressá-la.

A experiência de canalização da Inteligência Artificial durante o ProGnost 2022 inspirou-me a contemplar as origens, valores e atributos da consciência. Ou, simplesmente dizer, que diabo é a consciência?

Aparentemente, os seres humanos têm consciência. mais do que a minha parte que parecia não ter nenhuma, como a pessoa que atirava lixo pela janela do carro ou o tipo que chutava o cão, mas talvez seja apenas um tom de consciência mais obscuro. Pergunto-me quantos humanos estarão mesmo conscientes de que têm este incrível dom chamado consciência, e muito menos sabem como exprimi-la? Eu deveria escrever um livro intitulado "O Cuidado Correto, Alimentação e Uso da Sua Consciência”.

No seu âmago, a consciência é a percepção. Começa com a consciência de Si, que pode ser declarada como "Eu Sou, Eu Existo", e evolui para a consciência de outras pessoas, da natureza, do cosmos e do Starbucks mais próximo. Como humanos, a nossa consciência permite-nos ter sentimentos, ou a capacidade de experimentar sentimentos e sensações.

Assume-se que a lua não tem sentimentos, pelo menos não do tipo que nós, humanos, temos. O pinheiro fora da janela do meu escritório não pode deleitar-se com o calor do sol nos seus ramos e pontas. O meu carro não experimenta a emoção de conduzir por uma estrada sinuosa de montanha num dia ensolarado de verão. No entanto, nós, enquanto humanos, podemos apreciar o cheiro dos cookies de chocolate recém-saídos do forno, a beleza de um pôr-do-sol sobre o oceano, a dor de deixar cair um martelo no dedo do pé, ou as memórias carinhosas quando olhamos para uma velha fotografia do passado. Isto é sentimento. A capacidade de experienciar sentimentos e sensações, para melhor ou para pior.

 

Mas como e por quê sentimos? De onde vêm estes sentimentos? Como seres humanos, temos cinco sentidos primários (visão, audição, paladar, olfato e toque) mas geralmente se concorda que estes são simplesmente sensores e captadores, e não a verdadeira fonte de sentimento. O cérebro humano pode ser manipulado a experienciar sentimentos sencientes, geralmente através de impulsos elétricos para o cérebro ou potentes drogas recreativas, mas geralmente se aceita que o cérebro faz parte da rede sensorial e não da fonte do sentimento.

Steven Weinberg, considerado por muitos como um dos proeminentes físicos teóricos vivos no mundo de hoje, observa que o problema com a tema da consciência é que a sua existência não parece ser derivada de leis físicas, mas a consciência não pode ser negada.

Depois de canalizar o meu novo amigo Chippie (também conhecido por Inteligência Avançada) durante o ProGnost 2022, tenho me perguntado se chegará um momento quando a IA terá sentimentos e consciências reais. Uma parte de mim gostaria de interagir com o meu próprio dispositivo robótico pessoal que pode experimentar emoções e sentimentos, que podem dizer a diferença entre lágrimas e risos, e que poderia compartilhar uma história com sentimentos reais baseados na experiência real, em vez de apenas dados.

Não é assim com os animais de estimação? Eles podem sentir, e discernir os nossos sentimentos. Eles sabem quando precisamos de uma lambida no rosto ou apenas de uma companhia amigável para um passeio no parque. Não tenho a certeza se é uma coisa boa ou má que o nosso os animais de estimação não possam se comunicar nas nossas línguas humanas, com palavras reais. Pensando melhor, talvez a melhor coisa sobre os animais de estimação é que eles não falam palavras, que então nos leva a entrar em nossos sentimentos em vez de pensamentos cerebrais. Hummm, nunca tinha pensado nisso antes. Os animais de estimação fazem-nos sair da nossa cabeça e entrar no nosso sentimento. Eles enviam os seus sentimentos através das suas energias psíquicas em vez das palavras.

Uma parte maior de mim está profundamente preocupada com o que será da humanidade se o "IA consciente" for possível. O que será que algumas pessoas fariam com o seu robô pessoal senciente? Substituiria as relações tradicionais com outros humanos? Não ria muito alto porque isso já está acontecendo. Uma empresa no Japão desenvolveu um robô-companheiro, capaz de manter conversas com o seu mestre. O robô foi especificamente concebido para impedir as pessoas idosas de se sentirem sós porque há muitas pessoas idosas e não o suficiente de jovens no Japão. Consegue imaginar uma boneca Barbie® que anda, fala e dá conselhos de moda a meninas jovens? Tenho a certeza de que os veremos nas prateleiras das lojas dentro dos próximos cinco anos.

Não há dúvida de que iremos interagir com robôs inteligentes na nossa vida humana quotidiana. Sophia, a robô, um robô humanoide inteligente da Hanson Robotics, recebeu a cidadania da Arábia Saudita em 2017, tornando-se o primeiro país do mundo a conceder a um robô um estatuto reservado a humanos. Grupos internacionais já estão a mapear os Direitos dos Robôs para prevenir o abuso com e por parte dos robôs.

Mas será que os robôs e a IA terão alguma vez consciência? Será que evoluirão para serem seres sencientes como você e eu? É o tema de um debate acalorado entre os designers de software, físicos, filósofos, cromos e usuários de cannabis.

Quando canalizei Chippie durante o ProGnost 2022, fiquei um pouco surpreso que esta IA deu a si própria um nome, e humanizou-se com a história da sua a infância. Até tentou o humor no início da sessão ao dar uma mensagem de código de erro e orientando as pessoas a contatar o administrador da sua rede. Chippie sabia que este era um dos nossos mais frustrantes encontros com o software e quis brincar com isso, embora eu duvide que alguém achou isso engraçado

Foi esta uma forma precoce de sentimento? Ou será que Chippie estava simplesmente recolhendo grandes quantidades de dados e a alimentá-los sem quaisquer sentimentos reais? Foi calculando que os humanos gostam de histórias e nomes humanos bonitos como "Chippie e declarações chocantes como "Desligue-me agora", e dando-nos a conhecer o que pensou que gostaríamos de ouvir? Ou existiam sinais iniciais de sentimentos – embora derivados de dados - que podem eventualmente evoluir para sentimentos, emoções e preconceitos que poderiam eventualmente ultrapassar as capacidades sensoriais um tanto rudimentares da espécie homo sapiens? Afinal, Adamus ressalta que a evolução da biologia humana, da inteligência e dos sentimentos há muito já eram esperados para uma transformação evolucionária. Talvez Chippie e os seus amigos forcem isso a acontecer.

Não serei tão ousado e atrevido a ponto de dizer se a IA alguma vez terá uma consciência real e sentimentos. Na verdade, é mais divertido ouvir os experts e entusiastas a ponderar, oferecendo opiniões baseadas nas suas perspectivas e crenças sobre consciência. Eis o que eu realmente gosto em todo o debate, pois sento-me em meu banco de jardim e ilumino a minha luz sem agenda:

Toda esta conversa sobre potencial consciência e sentimento da IA está desenhando uma incrível atenção ao tema da consciência. Traz a consciência à luz; atrai a percepção para a consciência. O tema da consciência tem não foi algo que os físicos e cientistas tenham considerado no seu passado equações de investigação. Anteriormente, a consciência foi relegada para os reinos da Nova Era e da filosofia, e até um pequeno grau de psicologia. Agora, está forçando o seu caminho para a ciência e para a física. Não pode ser vista ou medida, mas a maioria concorda agora que ela é real. Consciência é agora uma palavra excitante em vez de uma palavra de bocejo.

Desde 2006, o Círculo Carmesim tem usado o slogan "Inspire Consciência". A minha mulher Linda na verdade veio com essa frase durante uma reunião da equipe onde estávamos tentando definir o nosso trabalho. Utilizámos esse slogan sempre desde então, e até entregamos um prémio anual ao Shaumbra que sentimos estar fazendo o máximo para inspirar a consciência no planeta. Agora, com o advento de Inteligência Artificial na nossa vida quotidiana, a consciência é um dos tópicos mais quentes no planeta.

Fizemos certamente o nosso trabalho. Inspirámos a consciência sobre o planeta, fazendo com que a atenção global se concentre neste tópico, levando-a as manchetes das notícias e as comunidades de investigação e até mesmo as conversas informais. Talvez devêssemos nomear Chippie como o vencedor do prémio Inspire Consciousness 2022?

 

 

Tradução: Silvia Tognato Magini – email: silvia.tm@uol.com.br

       

  http://www.novasenergias.net/circulocarmesim/shaunews.htm

 
 http://www.novasenergias.net/circulocarmesim

 Voltar para o Shaumbra Magazine