Ucrânia:

Uma Perspectiva Pessoal

                                       3 de março de 2022

Nota do editor: Este artigo foi compartilhado como um post pessoal no Facebook por Nazar Fedunkiv, o Gerente de Mídia Social do Crimson Circle. Sentimos que foi uma perspectiva muito oportuna, comovente e importante.

Importante: esta é minha experiência pessoal humana, minha percepção e minha história. Não estou pronto para debates sobre quem está certo ou errado ou sobre o que aconteceu no passado, nem quero conselhos ou piedade. Eu simplesmente quero compartilhar com meus companheiros de viagem. Obrigado pela compreensão.


                Por Nazar Fedunkiv 

Meu avô foi professor de língua ucraniana - por apenas 1 ano e meio. Sua família inteira foi deportada para a Sibéria porque seu pai estava lutando contra os russos em 1918, logo após a Primeira Guerra Mundial, durante outra tentativa ucraniana de conquistar a independência. Mais tarde na vida, meu avô também foi operador de rádio no Exército Insurgente Ucraniano que lutou contra a União Soviética.

A família de minha avó também foi deportada porque seu tio era um centurião do Exército Insurgente Ucraniano. Ele foi morto por policiais da União Soviética com múltiplas granadas dentro de seu esconderijo subterrâneo.

Tudo isso apenas 2 ou 3 gerações atrás.

Só para pintar um quadro para você - você pode imaginar o que meus ancestrais têm me sussurrado nestes últimos dias, quantas camadas de dor e ultraje antigos eu sinto? Posso senti-los literalmente virando em seus túmulos, dispostos a se levantar e erradicar seus arqui-inimigos de sua pátria.

Este vídeo é do lugar onde passei minha infância - na natureza, na Beleza, caminhando nos campos, plantando sementes, cuidando dos jardins e dos animais com minha família. Esta é a casa dos meus avós. No fundo, você pode ouvir a canção sobre minha aldeia que gravei dentro daquela casa um ano depois que meu avô fez a passagem.

             

No entanto, nesta vida, nunca pude compreender a disputa interminável entre a Ucrânia e a Rússia. Todo russo que conheci ou com o qual tive contato nesta encarnação – fosse Shaumbra ou não Shaumbra - era um ser humano perfeitamente bom. Tínhamos algumas semelhanças; tínhamos algumas diferenças, mas a conexão estava lá. Tenho certeza de que muitas vilas russas parecem e sentem-se semelhantes ao que eu retratei em meu vídeo.

Não consigo chegar no lugar de onde vem esta luta sem fim entre as elites dos países e aquele estranho desejo de apagar ou assimilar a Ucrânia.

Em uma nota muito pessoal, estou bem. Estou seguro fisicamente. Deixei o país há dois meses porque não planejava ir para o exército, e com meu diploma de doutorado eu certamente teria sido convocado. Ir para a guerra na minha última vida não é definitivamente o que eu escolho.

No entanto, estes últimos dias foram literalmente a pior experiência que já tive nesta vida. Observar os horrores e o choque inicial do que está acontecendo tem sido insuportável.

Noventa por cento da minha vasta família está na Ucrânia.

Meu irmão foi estúpido o suficiente para ficar com seus filhos presos em Kiev sob o fogo dos misseis e constantes tentativas de capturar a capital.

Meus pais estão no oeste e não quiseram deixar o país, embora eu os tenha convidado várias vezes para se juntarem a mim.

A Proteção Natural é uma vantagem legal para mim, e funciona. Mas será que ela se estende à minha família? Uma coisa é deixar ir um ente querido em um processo natural de travessia. Outra coisa é vê-los morrer dolorosamente durante o bombardeio.

O medo era palpável. Minha parte humana foi absolutamente esmagada.

Eu nunca me considerei um patriota. Eu sou um ser cosmopolita. Viajo, exploro, eu me recordo. Mas também gosto imensamente de voltar por pouco tempo após cada viagem, de volta para minha família, amigos, minha aldeia.

No entanto, esta invasão desencadeou algo novo em mim. Senti como tudo o que amo desde a fundação desta vida - minha infância, minha aldeia, minha natureza, minha cultura, minha língua, as canções de minha aldeia (em vídeo), a casa de minha familia - tudo isso será apagado, deletado, erradicado como algo que nunca existiu. Ou pelo menos o apagar será tentado. Novamente.

A recente sessão de Keahak de sábado, 26 de fevereiro de 2022 foi a única coisa que me trouxe consolo e calma. Eu a recebi na quinta-feira para a tradução, e o momento foi perfeito.

Enquanto ouvia, fui capaz de perceber a nossa – a minha - massificação em um nível tão profundo e pessoal que nunca poderia ter sentido antes. Iluminar a Luz em neutralidade, não tomar um partido quando seu jardim está sendo invadido, foi o maior desafio. Mas eventualmente cheguei a esse estado e lugar, no Olho da Tempestade.

Eu me retiro dele com frequência, vendo histórias da mídia social em tempo real de meus amigos de Kiev e cidades do leste da Ucrânia dormindo em metrôs ou abrigos antibombas, escondendo-me dos bombardeios das cidades onde estive tantas vezes, testemunhando a destruição, a morte de ambos os lados. Mas eu me permito me soltar disso e sentir tudo o que sinto - a injustiça, a tristeza, o ódio, o medo, as lágrimas.

Esta é a manifestação, a epitome, o resumo do sofrimento deste planeta nos tempos modernos e por qualquer razão eu estou no epicentro dele. Não vou reprimi-lo ou afastá-lo. Meu ser humano tem que sentir esta experiência plenamente para poder libertá-la, incluindo toda a ancestralidade e o conflito milenar.

No entanto, debaixo de todas estas camadas Eu Sou, estou perfeitamente calmo, iluminando todas as minhas partes que estão em sofrimento com minha Luz. Um exemplo muito real do E.

Eu sempre me questionei: por que escolheria a Ucrânia como meu lugar de nascimento para minha última vida neste magnífico planeta? Por que escolhi assumir todos esses séculos de sofrimento e luta sem fim pela soberania? Agora tudo isso faz sentido.

Posso ver claramente como, com minha Luz e sua Luz brilhando, esta situação tem um potencial de trazer algo muito bonito tanto para os países e seus povos, quanto para todo o planeta - o fim da antiga rixa, o exemplo de como todo o poder é falso e pode eventualmente ser liberado, juntamente com a necessidade de sofrimento.

Sou grato a Adamus, Geoff & Linda por mergulhar nesta situação e trazer a clareza; aquela canalização do Keahak me ajudou tremendamente em minha hora mais escura.

Sou muito grato a todos vocês, Shaumbra, que me apoiaram, que me ofereceram a mim e a minha família lugares para ficar e qualquer ajuda que eu precisasse. Isto significa muito.

Tenho o privilégio de cocriar com o Crimson Circle, a empresa que cria o único produto com o qual me preocupo.

Uma parte de mim se sente compelida a ajudar ativamente as pessoas que estão sofrendo agora... Então percebo que brilhar minha Luz enquanto sinto tudo o que sinto está fazendo uma verdadeira diferença. E eu posso fazer as duas coisas.

Se algum de vocês se sentir da mesma forma, podem escolher entre várias maneiras de fazer isso neste link:

https://how-to-help-ukraine-now.super.site

A única coisa que pessoalmente lhe peço fazer- se você decidir seguir as reportagens sobre o que está acontecendo - é que verifique novamente as fontes que você permite em seu espaço. Tem sido , Goebbels ficaria orgulhoso da quantidade e desumanidade da propaganda que divide famílias e transforma amigos em inimigos.

Normalmente eu nunca diria nada sobre tópicos como este, mas como é minha experiência direta - de dentro do país, do meu povo mais próximo, dos meus amigos - é muito triste ver esses comentários. Tudo foi completamente virado de cabeça para baixo. Dualidade, controle e manipulação manifestados com o uso da tecnologia. Honre a si mesmo por não cair nessa.

Só para que você possa entender o ridículo disso, meu amigo russo, que viveu na Ucrânia nos últimos anos, tentou contatar seus pais na Rússia enquanto dormia em um metrô por algumas noites, escondendo-se dos constantes bombardeios aleatórios. Seu pai simplesmente rejeitou suas palavras, dizendo ser uma mentira e citando a frase oficial de que "não há guerra e os militares russos estão salvando Donbas e tentando erradicar os nazistas". Eles não se falaram desde então.

Abraços, amigos.

Eu os amo pelo que vocês são e fazem, e tenho a honra de me sentar ao seu lado.

________________________________________

Nazar encontra alegria na natureza, viajando e compartilhando espontaneamente suas experiências. Brilhar sua Luz - para si mesmo e para o planeta - é a sua verdadeira realização. Ele pode ser contatado pelo Facebook.

 

 

Tradução: Silvia Tognato Magini – email: silvia.tm@uol.com.br

       

  http://www.novasenergias.net/circulocarmesim/shaunews.htm

 
 http://www.novasenergias.net/circulocarmesim

 Voltar para o Shaumbra Magazine